AB Porto colabora com Faculdade de Desporto – UP
AB Porto colabora com Faculdade de Desporto – UP
Projecto INEX apresentado no passado sábado

No passado sábado, o auditório da FADE – UP foi palco da apresentação do estudo “Em busca da excelência: um estudo longitudinal-misto em jovens basquetebolistas da região do grande Porto (INEX)”.

Este estudo resulta da colaboração duma equipa de investigadores da referida instituição, liderada pelo Prof. Doutor José Maia, com os professores do Gabinete de Basquetebol, bem como a direcção técnica da AB Porto. Nele estão já a participar 300 basquetebolistas rapazes, entre os 11 e 14 anos de idade, pertencentes a clubes da AB Porto, que serão avaliados semestralmente durante 3 anos consecutivos. De entre vários propósitos pretende-se identificar os perfis multivariados de jovens basquetebolistas em consonância com a excelência da sua expressão em competição; modelar o desenvolvimento das trajectórias individuais dos jovens jogadores, bem como a sua heterogeneidade, com o propósito de identificar o melhor conjunto de preditores que afectem o seu sucesso; inventariar o incremento das exigências da competição em função do aumento da idade e da diferenciação em termos competitivos.

Esta apresentação foi particularmente destinada aos pais e mães dos atletas envolvidos, procurando explicar-lhes os contornos de realização do estudo e esclarecer eventuais dúvidas ou questões. Ficou marcada por uma significativa e participativa presença.

No decorrer do próximo interregno escolar de Natal realizar-se-á um novo momento de avaliação, cuja calendarização será brevemente divulgada.
2017-11-29
Website por: João Jesus    Carlos Pereira